07-09-2014 às 07h42 - 199 visualizações

Mamanguape realiza desfile cívico em comemoração à Semana da Pátria

O tradicional desfile cívico da cidade de Mamanguape aconteceu na última sexta-feira (05). O evento está inserido dentro das comemorações da semana da pátria no município e se destaca por ser um dos mais importantes da região. O planejamento realizado pela Secretaria de Educação em parceria com as demais secretarias do município possibilitaram o inicio da festividade na hora marcada, sem atrasos ou problemas.

Desde a abertura oficial com a hasteamento das bandeiras do Brasil, da Paraíba e de Mamanguape até o fim das apresentações, o que se viu foi uma verdadeira festa de cores, brilho e animação. Centenas de alunos da rede municipal de ensino tiveram a oportunidade de desfilar e de mostrar seu talento para o público presente. Seguindo a postura adotada todos os anos, a organização do desfile encaminhou convites para diversas autoridades, escolas, bandas e órgãos existentes no município. Ao todo, 29 agremiações, entre bandas marciais, órgãos públicos e escolas, passaram pelo corredor do desfile.

A cerimonia foi bastante prestigiada com as presenças de diversas autoridades, entre elas o prefeito Eduardo Carneiro de Brito, o vice-prefeito Beto Fernandes, a primeira-dama do município e prefeita da cidade de Cuité de Mamanguape Isaurininha Meireles, vereadores (do município e de outras cidades), secretários, diretores, coordenadores e assessores municipais. Quem também se fez presente em massa foi à população. Milhares de pessoas ocuparam as ruas e as proximidades do palco onde estavam as autoridades para prestigiar o evento.

Um dos diferenciais deste ano foi a apresentação das bandas marciais das escolas do município. O projeto é fruto de uma importante parceria celebrada entre o município e o Governo Federal através do Programa Mais Educação. O objetivo principal é a formação musical dos alunos como ferramenta para o desenvolvimento integral destes indivíduos.

O tema
Neste ano, a Secretaria de Educação e Cultura do município de Mamanguape, em homenagem à comemoração alusiva a Independência do Brasil, realizou o Desfile Cívico tendo como tema "Uma Viagem ao Mundo Encantado das Histórias Infantis". O objetivo era despertar no público presente e especialmente nos educandos da rede pública municipal a valorização da leitura e do universo infantil, através dos grandes clássicos que compõem a literatura infantil. O desejo era demonstrar o amor pela Pátria e, consequentemente, oportunizar mecanismos que contribuam para a formação do cidadão como um ser atuante na sociedade.

Todos os profissionais da rede pública municipal de ensino se engajaram no projeto, que começou desde o inicio do ano nas escolas municipais, tendo como alvo os alunos através do estimulo à leitura, e culminou com a apresentação no desfile, buscando alcançar também os pais destes alunos e o público presente na celebração à semana da independência.

Bandas, escolas, agremiações e demais participantes do desfile
Bandas: Tiro de Guerra, Polícia Militar, Academia Pré-Militar, Curso Preparatório Militar, Banda Mirim de Mamanguape, Banda Mais Educação, Banda Marcial Severino Victor da Silva (Salema), Banda EMALL (Rio Tinto), Banda Marcial Ruy Carneiro, Rainha da Paz (Itapororoca) e Renato Fonseca.

Escolas: Iracema Soares, Jacinta Bezerra, Miguel Tomaz, Francisca Almeida, Cléa Bezerra, Castor do Rêgo, Maria Lúcia, Carlos Fernandes, Adailton Coelho Costa, João Fernandes de Souza, Padre Geraldo, Cônego José Paulo de Almeida e Ana Cavalcante.

Programas e órgãos: Programa Mais Educação, Grupo Demolay, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Secretarias de Educação, Ação Social e Saúde.

DICOM/PMM, com SEDUC

Prefeitura Municipal de Mamanguape