11-04-2014 às 10h22 - 156 visualizações

Evento em alusão ao dia mundial da saúde leva cidadania e prevenção à população

A população de Mamanguape participou, juntamente com os profissionais de saúde, das comemorações do dia mundial da saúde no município. Centenas de pessoas compareceram à Praça da Matriz para participar das atividades desenvolvidas em conjunto pelas Secretarias de Saúde do município e estado, Secretaria de Ação Social, Superintendência de Trânsito, Hemocentro da Paraíba e Ordem Demolay.

No total foram realizados 628 atendimentos, distribuídos entre os vários serviços. Foram 60 mamografias, 300 testes rápidos (HIV - 75, Hepatite B - 75, Hepatite C - 75 e Sífilis - 75), 81 doses de vacinas aplicadas (Tríplice viral e hepatite), 113 verificações de pressão arterial, 117 testes de glicemia, 49 atendimentos do NASF, 100 atendimentos de saúde bucal (Aplicação de flúor e orientações) e 21 doações de sangue.

Dentre os atendimentos realizados, as mamografias foram estendidas por mais dois dias, utilizando como local de apoio a Policlínica Municipal Dr. Dirceu Monteiro Pontes (PAM). Foram disponibilizados nestes dois dias mais 160 atendimentos voltados a mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos através da procura espontânea. O serviço foi realizado pela unidade móvel da ONG Amigos do Peito, uma das parceiras do evento.

Os representantes da Secretaria de Saúde do Município ressaltaram a importância do evento, que além de celebrar a data, tem como objetivo alertar a população para a necessidade de realizar a prevenção. O sucesso do evento é fruto de um árduo trabalho realizado pelos profissionais da secretaria e o balanço final das ações realizadas foi muito positivo.

DICOM/PMM, com SMS

Prefeitura Municipal de Mamanguape